fbpx
Sala de aula eficaz

A importância do empreendedorismo no ensino escolar

Compartilhe:

ANA CAROLINA STOBBE
02/05/2023

Não deveria ser difícil explicar a importância do ensino de empreendedorismo na escola. Afinal, o Brasil é uma das cinco economias mais empreendedoras do mundo. Empreender está entre os maiores sonhos do brasileiro. Mas, ao mesmo tempo, a maioria das empresas no País não resiste por mais de 10 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como reverter esse cenário? 

Para elaborar a resposta, faz sentido começar olhando para a escola. Isso porque a educação para o empreendedorismo ajuda os alunos a desenvolverem uma série de competências e habilidades valiosas em suas vidas pessoais e profissionais. Além de ensinar a pensar de forma criativa e crítica, a resolver problemas e a assumir riscos calculados – soft skills indispensáveis para o século 21.

Um mindset empreendedor também ajuda a desenvolver uma mentalidade de crescimento. Isto é, a crença de que é possível melhorar e ter sucesso por meio de esforço, trabalho árduo e persistência. 

E mais: uma educação que se concentra na construção de habilidades de empreendedorismo pode ajudar os estudantes a aprender a ser resilientes e adaptáveis, fornecendo-lhes o conhecimento e as habilidades para iniciar um negócio próprio.

Leia mais: Como ser um professor criativo?

Em busca da autonomia

Uma das características mais relevantes do mindset empreendedor é a capacidade de pensar por si mesmo. A inovação, cabe reforçar, inclui sair da zona de conforto e não ter medo de arriscar. Estimular a autonomia é uma maneira de apoiar os alunos, fazendo-os compreender as questões envolvidas em uma tomada de decisão e quais as suas consequências. 

Uma das maneiras de incentivar a autonomia em sala de aula é a utilização de metodologias ativas. Com elas, os alunos se tornam os protagonistas da própria aprendizagem, sendo constantemente estimulados a buscarem soluções e respostas para problemas. 

Algumas metodologias ativas incluem a gamificação, a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em projetos

Incentive o trabalho em equipe

Embora pensar de maneira autônoma seja importante, um líder sempre trabalha em equipe. Portanto, o desenvolvimento da mentalidade empreendedora na escola passa por atividades que estimulem o senso de cooperação, a tolerância em relação às limitações alheias, a aceitação das próprias limitações e o incentivo à reflexão.

Além dos benefícios pessoais, o trabalho em equipe pode beneficiar a sociedade como um todo. Ao ensinar empreendedorismo na escola, os alunos passam a ter uma noção (mesmo que incipiente) dos conhecimentos necessários para iniciar suas próprias empresas, que no futuro podem estimular o crescimento econômico.

Leia mais: Metodologias ativas deixam de ser tendência para virar necessidade

Ofereça feedbacks

O professor pode recompensar os trabalhos bem feitos e que levaram à inovação. Isso estimula os estudantes a se esforçarem em suas atividades. Se algo não atingir as expectativas, converse sobre os pontos de melhoria. Essa é uma etapa importante da inovação – é apenas com os erros que se alcança os melhores resultados. 

Tire os estudantes de sua zona de conforto

Lembre-se de que é essencial sair do convencional para inovar e exercitar a criatividade. Ofereça situações desafiadoras que, além de estimularem o engajamento, realmente levem o aluno a despertar o mindset empreendedor. A interdisciplinaridade é um bom caminho a ser adotado, pois ela ajuda o estudante a pensar de diferentes perspectivas. 

Responsabilidade e ética 

Ensinar empreendedorismo na escola também pode contribuir para a formação de uma geração mais responsável ​​e ética, pois ensina os estudantes a identificar e resolver problemas em suas comunidades. Isso é particularmente importante no mundo atual, onde há muitos desafios sociais e ambientais prementes que precisam ser enfrentados. 

Como nação empreendedora, precisamos abraçar nossa vocação, explorar nosso potencial e promover o crescimento econômico. Sem dúvida, essas são boas razões que ajudam a explicar por que é tão importante ensinar empreendedorismo na escola. 

Leia mais: Como a PBL transforma a prática docente


Tem uma sugestão de pauta? Quer compartilhar sua experiência em sala de aula, coordenação ou direção escolar, inspirando outros professores e gestores? Então escreva pra gente! Você pode fazer isso usando a caixa de comentários abaixo. Ou através de nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.   

Comente

Ainda não possui comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Entenda alguns recursos inovadores que são essenciais para o desenvolvimento profissional dos professores

Leia mais

Tendências na educação para 2024

Leia mais

Educação holística: a importância de considerar o aluno em sua totalidade no processo educativo

Leia mais

Reflexões sobre o ano: uma análise dos maiores desafios e conquistas na educação em 2023

Leia mais

Implementando práticas sustentáveis na escola: um olhar para o próximo ano

Leia mais

Ebook

O Professor 5.0

Postagens Populares

1

Entenda alguns recursos inovadores que são essenciais para o desenvolvimento profissional dos professores

Leia mais
2

O “S” de ESG – e o que isso significa para a educação

Leia mais
3

Como garantir a inclusão de alunos neuroatípicos na escola

Leia mais
4

Feiras de ciências: cinco eventos para ficar de olho em 2023

Leia mais
5

As 5 vantagens de transformar sua escola em uma instituição bilíngue

Leia mais