fbpx
Gestão escolar

O “S” de ESG – e o que isso significa para a educação

Compartilhe:

DANIEL SANES
17/05/2023

Hoje em dia é impossível falar em gestão responsável na educação sem mencionar a sigla ESG. As três letras correspondem às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização (do termo original em inglês, Environmental, Social and Governance). Geralmente, o termo ESG é associado ao mundo dos negócios, mas nada impede que outras áreas – incluindo a educação – venham a adotá-las como parâmetro para implementar políticas inclusivas, éticas e sustentáveis.

A expressão foi utilizada pela primeira vez em 2004, no relatório “Who Cares Wins”, publicado pelo Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. De forma resumida, pode-se dizer que a ideia foi colocar contra a parede as empresas que defendem o chamado “lucro pelo lucro”, sem nenhuma preocupação com o planeta ou com o bem-estar das pessoas.

O que significa ESG. Crédito: reprodução/Nube.

As políticas ESG estão totalmente alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) cujo propósito é erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que todos os cidadãos possam desfrutar de paz e de prosperidade. Essas medidas, firmadas por 193 países, ajudaram a estabelecer o plano global conhecido como Agenda 2030.

Para atendê-la, seria necessário cumprir nos próximos anos as seguintes metas:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

Leia mais: O avanço do ensino bilíngue no Brasil. E os benefícios para escolas e estudantes

Aulas bilíngues na comunidade

Considerando as metas da ONU e sua conexão com ESG, percebemos que, de certa forma, a educação tem a ver com todas elas. Mas é na letra S que consegue revelar seu verdadeiro potencial. Como agente de transformação, a escola pode mudar a vida dos estudantes e também da comunidade ao seu redor.

O S de ESG, então, nada mais é que a promoção da responsabilidade social. Essa estratégia valoriza práticas que incentivem a diversidade e a inclusão, e dialoga diretamente com um dos principais objetivos da Rhyzos Educação: disponibilizar o conhecimento para o maior número de pessoas possível.

Um bom exemplo disso é a introdução do Twice, sistema de ensino bilíngue da holding Rhyzos Educação, na Casa do Zezinho. A ONG de contraturno escolar está localizada na comunidade do Capão Redondo, periferia de São Paulo (SP). Desde 2022, cerca de 200 crianças em situação de vulnerabilidade social participam de aulas e atividades bilíngues, tendo o inglês como segundo idioma.

Além de desenvolver competências socioemocionais e entrar em contato com culturas diferentes, os “zezinhos” ganham a perspectiva de um futuro mais promissor. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Catho, profissionais com domínio da língua inglesa podem receber salários até 70% maiores do que aqueles que não são fluentes.

“Aqui, o inglês chegou como um expansor de oportunidades, permitindo às crianças reconhecerem que elas têm um poder transformador”, reflete a professora Laura Feitoza, responsável pela aplicação do método Twice na Casa do Zezinho. “Hoje, elas [as crianças] são capazes de reconhecer o que têm de bom e qual sua relação consigo mesmas, com o outro e com o entorno.”

Leia mais: Professora busca ampliar oportunidade das crianças no Capão Redondo

Casa do Zezinho: com método Twice, ONG ensina inglês para 200 crianças. Créditos: divulgação.

Ensino bilíngue em escola pública

Também em 2022, o Twice chegou ao Centro Bilíngue Integral de Ensino Fundamental de Pilar, município da Região Metropolitana de Maceió (AL). Uma parceria com a prefeitura viabilizou o fornecimento de livros para 60 alunos do primeiro ano, além de material didático e uma plataforma de treinamento para os professores entenderem como integrar o bilinguismo às atividades do dia a dia.

Pioneiro no Brasil, o projeto na cidade alagoana inclui duas supervisões agendadas por ano, com palestras, workshops e acompanhamento de aulas. Também conta com suporte online permanente.

“Todos sabemos da importância de falar um segundo idioma no mercado de trabalho. A iniciativa da prefeitura de Pilar é fundamental para a preparação das crianças da rede municipal de olho no futuro”, diz Maria Cláudia Amaro, fundadora da Rhyzos – e ex-presidente do conselho da TAM Linhas Aéreas.

Atingir os 17 ODS da ONU até 2030 pode parecer uma utopia. Mas não é motivo para as organizações educacionais deixarem de fazer a sua parte. Cada vez mais, a sociedade dá valor às políticas ESG e, por consequência, ao empenho das instituições que trabalham em prol de suas comunidades.

Na educação, uma forma de fazer isso é apresentar o bilinguismo para crianças que sequer sonhavam um dia em aprender uma nova língua. E, no que depender da Rhyzos, a Casa do Zezinho e o município de Pilar foram apenas os primeiros a terem essa oportunidade.

Leia mais: Como capacitar um aluno para viver em qualquer lugar do mundo


Tem uma sugestão de pauta? Quer compartilhar sua experiência em sala de aula, coordenação ou direção escolar, inspirando outros professores e gestores? Então escreva pra gente! Você pode fazer isso usando a caixa de comentários abaixo. Ou através de nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.    

Comente

Ainda não possui comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Entenda alguns recursos inovadores que são essenciais para o desenvolvimento profissional dos professores

Leia mais

Tendências na educação para 2024

Leia mais

Educação holística: a importância de considerar o aluno em sua totalidade no processo educativo

Leia mais

Reflexões sobre o ano: uma análise dos maiores desafios e conquistas na educação em 2023

Leia mais

Implementando práticas sustentáveis na escola: um olhar para o próximo ano

Leia mais

Ebook

O Professor 5.0

Postagens Populares

1

Entenda alguns recursos inovadores que são essenciais para o desenvolvimento profissional dos professores

Leia mais
2

O “S” de ESG – e o que isso significa para a educação

Leia mais
3

Como garantir a inclusão de alunos neuroatípicos na escola

Leia mais
4

Feiras de ciências: cinco eventos para ficar de olho em 2023

Leia mais
5

As três escolas brasileiras que estão entre as 50 melhores do mundo

Leia mais