fbpx
Prática docente

Os materiais impressos vão cair em desuso na educação?

Compartilhe:

ANA CAROLINA STOBBE 
09/09/2022 

Com a pandemia e o avanço do ensino remoto, inúmeras mudanças na educação se tornaram inevitáveis. Uma delas foi a implementação da tecnologia na prática docente, permitindo que os estudantes continuassem assistidos pelas escolas – mesmo que distantes. Uma das tendências que deve permanecer, mesmo com o retorno presencial, é o aumento do uso de recursos digitais em relação aos materiais impressos.  

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), em parceria com outras 27 instituições de ensino superior, demonstrou que, durante o ensino remoto, o principal recurso utilizado por professores para a alfabetização de crianças foi o WhatsApp. Além disso, 55% dos docentes valeram-se de materiais impressos, que funcionavam como uma complementação do ensino.  

Leia mais: O que é cultura digital. E como ela se aplica à escola 

Nos Estados Unidos, cerca de 66% dos professores utilizam recursos digitais em sala de aula, sendo que 22% já não fazem uso de materiais impressos. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Bay View Analytics, que consultou 1.015 professores e 454 administradores de escolas de educação infantil localizadas em diferentes estados americanos.  

“Enquanto os professores e educadores saem da pandemia e retornam ao ensino presencial, fica evidente que as tecnologias permanecerão como importantes ferramentas nas salas de aula”, comenta Julia Seaman, diretora de pesquisa da Bay View Analytics. “Os resultados dessa pesquisa demonstram como os materiais educacionais continuarão a evoluir no ensino básico e como esses recursos podem aprimorar o processo de ensino-aprendizagem”, complementa.  

Leia também: Futuro da educação: o necessário exercício da incerteza 

Velha polêmica 

Quando existem as ferramentas necessárias, como dispositivos eletrônicos e internet, os recursos digitais tendem a ser fáceis de acessar – podendo, ainda, serem constantemente atualizados. No entanto, os materiais impressos também apresentam benefícios, que são defendidos por alguns professores.  

Além de não precisarem de baterias ou eletricidade para funcionar, os impressos podem trazer benefícios à educação, visto que a experiência proporcionada por eles é diferente da obtida através da tecnologia. Aliás, um estudo realizado por pesquisadores de Darthmouth demonstra que ler conteúdos digitais estimula o pensamento concreto, mas o abstrato é ativado apenas com o uso do papel.  

No caso do Brasil, país marcado pela desigualdade social, os impressos ajudam na democratização do acesso à educação. E isso foi percebido especialmente em meio à profusão do ensino remoto, em que algumas escolas seguiram oferecendo impressos a alunos sem acesso a dispositivos de tecnologia ou internet.  

Embora os recursos digitais estejam se tornando cada vez mais frequentes, o impresso não desaparecerá. Principalmente se for considerada a opinião dos estudantes: 59% declararam à Bay View Analytics que percebem um melhor aproveitamento do aprendizado utilizando o papel no lugar das telas.  

Leia também: Uma conversa com Ronaldo Barbosa sobre educação e tecnologia 


Tem uma sugestão de pauta? Quer compartilhar sua experiência em sala de aula, inspirando outros professores? Então escreva pra gente! Você pode fazer isso usando a caixa de comentários abaixo. Ou através de nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.  

Comente

Ainda não possui comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Entenda alguns recursos inovadores que são essenciais para o desenvolvimento profissional dos professores

Leia mais

Tendências na educação para 2024

Leia mais

Educação holística: a importância de considerar o aluno em sua totalidade no processo educativo

Leia mais

Reflexões sobre o ano: uma análise dos maiores desafios e conquistas na educação em 2023

Leia mais

Implementando práticas sustentáveis na escola: um olhar para o próximo ano

Leia mais

Ebook

O Professor 5.0

Postagens Populares

1

Entenda alguns recursos inovadores que são essenciais para o desenvolvimento profissional dos professores

Leia mais
2

O “S” de ESG – e o que isso significa para a educação

Leia mais
3

Como garantir a inclusão de alunos neuroatípicos na escola

Leia mais
4

Feiras de ciências: cinco eventos para ficar de olho em 2023

Leia mais
5

As 5 vantagens de transformar sua escola em uma instituição bilíngue

Leia mais