fbpx
Prática docente

Formação continuada: as melhores práticas para professores

Compartilhe:

REDAÇÃO RHYZOS
26/07/2023

Por maior que seja o seu conhecimento sobre determinado assunto, ele fica obsoleto sem atualização. Se você é um professor ou gestor escolar, a atualização tem uma importância ainda maior – pois a essência da atividade docente está justamente em compartilhar saberes.

Em um mundo constantemente em transformação, tanto em termos culturais quanto no uso de novas tecnologias, investir em formação docente continuada não é um luxo ou capricho, mas uma necessidade. Por meio dela, os professores conseguem atualizar seus conhecimentos, aprimorar habilidades pedagógicas e se manter motivados. Lá na ponta, o resultado é um ensino de qualidade, atualizado e adaptado às necessidades dos estudantes. Uma sala de aula eficaz.

Em sua dissertação de mestrado pela Universidade Estadual de Londrina (PR), a professora Lilian Kemmer Chimentão ressalta que a formação continuadaé um dos pré-requisitos básicos para que os docentes tenham uma visão mais ampla do processo de aprendizagem. “Fica mais difícil o professor mudar seu modo de pensar o fazer pedagógico se ele não tiver a oportunidade de vivenciar novas experiências, novas pesquisas, novas formas de ver e pensar a escola”, argumenta.

Leia mais: 3 dicas para aulas mais dinâmicas, práticas e ativas

Mas como buscar esse conhecimento?

De acordo com a rede Movimento pela Base, que monitora a implementação da BNCC, o processo de formação continuada:

  • Não pode ser algo isolado, como uma palestra. Como diz o nome, a formação deve ser um processo contínuo, com encontros periódicos para acompanhar o desenvolvimento do professor.
  • É mais eficaz com materiais alinhados ao referencial curricular. Para que os professores tragam o currículo para o dia a dia e enxerguem as reais mudanças da BNCC, é necessário o suporte de materiais e instrumentos que mostrem e o aproximem do ensinar.
  • Deve se amparar em competências, objetos de conhecimento e práticas pedagógicas. O conteúdo a ser trabalhado precisa considerar o pilar composto por um objeto de conhecimento/habilidade e uma ou mais competências gerais, unidos por um procedimento ou prática pedagógica. Esta define como ensinar os dois primeiros. Pensar a organização do ensino por meio de sequências didáticas, projetos, atividades habituais e rotinas ajuda a trabalhar habilidades e competências de forma concomitante e integrada.
  • Deve permitir o desenvolvimento pela prática. Os professores precisam ser expostos a situações em que vivenciem suas competências gerais, como, por exemplo, trabalhar em grupo com seus pares, respeitando as diversidades, reconhecendo suas dificuldades, sendo resilientes ao lidar com desafios do dia a dia e solucionando conflitos por meio do diálogo.
  • Deve ensinar a refletir. Boas práticas mostram que o professor aprende a partir de experiências do cotidiano. Descrever o passo a passo de uma aula, rever o planejamento, comparar com a prática e revisitar materiais didáticos são estratégias que podem funcionar.

Leia mais: Professores trocam experiências em busca de ensino qualificado

Como a Rhyzos pode apoiar a formação continuada

Aqui na Rhyzos, adotamos a formação continuada como um dos pilares para a atualização de professores e gestores. Nosso objetivo não é oferecer uma educação massiva, mas, sim, encontros em que os participantes de fato possam interagir e colocar em prática a maioria das propostas dos cursos.  

Os cursos da Academia Rhyzos são ministrados por profissionais experientes, qualificados e de grande projeção no mercado. Eles são projetados para ajudar professores e gestores a desenvolver habilidades e conhecimentos, tornando-o um profissional ainda mais bem-sucedido. Inscreva-se em um curso hoje mesmo e comece a fazer a diferença na educação brasileira!


Tem uma sugestão de pauta para o nosso portal? Quer compartilhar sua experiência em sala de aula ou diretoria escolar, inspirando outros professores e gestores? Então escreva pra gente! Você pode fazer isso usando a caixa de comentários abaixo. Ou através de nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.      

Compartilhe:

Comente

Ainda não possui comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Entenda alguns recursos inovadores que são essenciais para o desenvolvimento profissional dos professores

Leia mais

Tendências na educação para 2024

Leia mais

Educação holística: a importância de considerar o aluno em sua totalidade no processo educativo

Leia mais

Reflexões sobre o ano: uma análise dos maiores desafios e conquistas na educação em 2023

Leia mais

Implementando práticas sustentáveis na escola: um olhar para o próximo ano

Leia mais

Ebook

O Professor 5.0

Postagens Populares

1

Entenda alguns recursos inovadores que são essenciais para o desenvolvimento profissional dos professores

Leia mais
2

O “S” de ESG – e o que isso significa para a educação

Leia mais
3

Como garantir a inclusão de alunos neuroatípicos na escola

Leia mais
4

Feiras de ciências: cinco eventos para ficar de olho em 2023

Leia mais
5

As 5 vantagens de transformar sua escola em uma instituição bilíngue

Leia mais