fbpx
Sala de aula eficaz

2ª Jornada CriAtiva: os benefícios do ensino bilíngue

Compartilhe:

ANA CAROLINA STOBBE 
01/11/2022 

Estima-se que pelo menos 1.200 escolas privadas ofereçam um sistema de ensino bilíngue no Brasil. O modelo vem crescendo não necessariamente por moda, mas em razão das vantagens (e necessidades) cada vez mais evidentes. Em um mundo globalizado, hiperconectado e STEM – sigla em inglês para as áreas de Ciência, Engenharia, Matemática e Computação, que compõem as chamadas “profissões do futuro” –, falar um segundo idioma será mandatório.  

“Mais da metade dos estudantes de hoje vão atuar em profissões que ainda não existem. É preciso pensar em como prepará-los para isso. E o bilinguismo é uma das estratégias”, afirmou Vicente Vieira, co-fundador da Manifesto Games.  

Vieira foi um dos palestrantes da 2ª Jornada CriAtiva Rhyzos Educação, evento gratuito e online que busca conectar educadores do ensino básico aos conhecimentos de professores e pesquisadores Brasil afora.  

Ao longo de três dias de evento, entre 25 e 27 de outubro de 2022, os convidados apresentaram insights relevantes sobre o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes, compartilham experiências pessoais e abordaram as mais modernas e eficientes práticas de ensino e de gestão escolar.  

Leia mais: Como capacitar um aluno para viver em qualquer lugar do mundo 

Quebrando tabus  

Caroline Siqueira é coordenadora da Jardim Escola Balãozinho Mágico, em Natal (RN). Uma das vantagens da instituição é a parceria com o sistema de ensino bilíngue TWICE. Por meio dele, os estudantes são imersos na língua e na cultura inglesa desde o berçário até o final do Ensino Fundamental I.  

Ela lembra que, entre os mitos que envolvem o ensino bilíngue, está a desconfiança que crianças muito jovens tenham prejuízos no aprendizado da língua materna ou que não consigam compreender um segundo idioma. Mas isso está longe da verdade.  

Conforme a professora Lígia Gomes do Valle, a introdução ao bilinguismo deve ser realizada o quanto antes no processo de escolarização: 

“Antes dos 7 anos de idade, o cérebro da criança está muito mais apto à neuroplastia, muito mais ativo. Isso auxilia muito na aquisição de idiomas”.  

Segundo Carolina, a evolução das crianças da Balãozinho Mágico é nítida. Apesar disso, a escola ainda se preocupa em romper com os receios dos pais e responsáveis. Daí a realização semestral de aulas abertas para que eles possam compreender como funciona a metodologia. “[Os pais] ficam encantados com a forma lúdica com a qual os assuntos são abordados, utilizando diferentes recursos para abranger as diversas maneiras de aprender”, pontua.  

Leia mais: 2ª Jornada CriAtiva: como personalizar a aprendizagem?   

Outro benefício do ensino bilíngue, apontado por Carolina Siqueira, está no campo da cognição. Afinal, as disciplinas da escola não são trabalhadas de maneira isolada, mas integradas. Se um aluno aprendeu sobre algo na aula de História, mas não compreendeu completamente o assunto, consegue ter uma melhor dimensão quando o mesmo tema é abordado também nas aulas de inglês, por exemplo.  

Tecnologia como apoio  

Para encarar a realidade do pós-pandemia, a tecnologia precisa estar inserida na educação. É o que reforça Vicente Vieira, da Manifesto Games. “Paulo Freire comentava muito sobre a importância de o ensino passar necessariamente pelo reconhecimento da identidade dos alunos. Hoje, essa identidade tem como uma das facetas o relacionamento digital e as tecnologias”, diz.  

Nesse sentido, o destaque vai para a gamificação – excelente recurso para o processo de ensino bilíngue. Trata-se da adaptação de conteúdos, serviços e atividades para o formato de jogos – o que cria uma experiência mais eficaz e imersiva aos estudantes.  

Leia mais: Metaverso e novas metodologias miram fim das “aulas chatas” 


Tem uma sugestão de pauta? Quer compartilhar sua experiência em sala de aula, inspirando outros professores? Então escreva pra gente! Você pode fazer isso usando a caixa de comentários abaixo. Ou através de nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.   

Comente

Ainda não possui comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Entenda alguns recursos inovadores que são essenciais para o desenvolvimento profissional dos professores

Leia mais

Tendências na educação para 2024

Leia mais

Educação holística: a importância de considerar o aluno em sua totalidade no processo educativo

Leia mais

Reflexões sobre o ano: uma análise dos maiores desafios e conquistas na educação em 2023

Leia mais

Implementando práticas sustentáveis na escola: um olhar para o próximo ano

Leia mais

Ebook

O Professor 5.0

Postagens Populares

1

Entenda alguns recursos inovadores que são essenciais para o desenvolvimento profissional dos professores

Leia mais
2

O “S” de ESG – e o que isso significa para a educação

Leia mais
3

Como garantir a inclusão de alunos neuroatípicos na escola

Leia mais
4

Feiras de ciências: cinco eventos para ficar de olho em 2023

Leia mais
5

As 5 vantagens de transformar sua escola em uma instituição bilíngue

Leia mais