Feiras de ciências: cinco eventos para ficar de olho em 2023
REDAÇÃO RHYZOS 09/01/2023
As feiras de ciência são uma excelente maneira de incentivar a iniciação científica dos estudantes ainda no Ensino Fundamental. Dessa maneira, eles se preparam para as próximas etapas da vida acadêmica, nas quais a pesquisa será cada vez mais relevante.
A troca de experiências estimula o engajamento do alunado e ajuda a ampliar sua visão de mundo. Por isso, as feiras representam uma oportunidade que não pode ser perdida por escolas que defendem a educação integral e interdisciplinar, conforme as diretrizes da BNCC. A Rhyzos Educação selecionou alguns eventos que acontecerão em 2023 para você ficar de olho.
Leia mais: A diferença entre STEM e STEAM. E sua relação com a PBL
Febrace
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) acontece anualmente desde 2003 na Universidade de São Paulo (USP) e reúne instituições de ensino de todo o País. Ao todo, já participaram dela alunos e professores de 1.200 cidades. O evento se destaca por selecionar finalistas para competições e feiras internacionais, como a ISEF, nos Estados Unidos.
Para 2023, as inscrições já estão encerradas: a afiliação de feiras ou mostras científicas para participar do evento terminou em 19 de setembro. Vale a pena acompanhar o site febrace.org.br durante esse período para garantir a participação em 2024. Normalmente, a Febrace ocorre em março.
Milset Brasil
É uma mostra nacional vinculada à Mouvement International pour le Loisir Scientifique Et Technique, uma organização não governamental fundada no Canadá. Seu objetivo é incentivar jovens nas áreas Steam (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Em 2023, a mostra será realizada presencialmente no hotel Oasis Atlântico, em Fortaleza (CE), entre 5 e 9 de junho de 2023. As inscrições podem ser realizadas no site do evento até o dia 23 de fevereiro. Os premiados, além de medalhas e troféus, ganharão credenciais para participar de eventos em 15 países-membros e parceiros da Milset Brasil.
Leia mais: Uma conversa com Ronaldo Barbosa sobre educação e tecnologia
Femic
Outra mostra que já tem datas marcadas para 2023 é a Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic). Ela é ideal para aqueles que não podem se deslocar para outra cidade. Isso porque acontece virtualmente.
Na edição de 2022, foram inscritos mais de 300 projetos de todas as regiões do País e podem participar desde alunos da Educação Infantil até universitários e estudantes do EJA.
As inscrições devem ser realizadas no site oficial da Femic entre 20 de maio e 19 de agosto. O evento acontece de 11 a 25 de novembro.
Mocica
A Mostra Científica do Cariri é um evento internacional realizado pelo Instituto Nacional de Iniciação Científica, Inovação e Tecnologias e recebe trabalhos de todas as regiões do País. Anualmente, acontece por volta do mês de novembro, em Juazeiro do Norte, no Ceará, onde fica localizada a sede do instituto.
São aceitos projetos nas áreas de:
- Ciências Agrárias;
- Ciências Biológicas;
- Ciências Exatas e da Terra: Matemática;
- Ciências Humanas;
- Ciências Sociais e Aplicadas;
- Ciências da Saúde;
- Engenharia;
- Tecnologia da Informação.
As inscrições são gratuitas e acontecem próximas às datas de realização do evento, entre outubro e novembro.
Febic
A Feira Brasileira de Iniciação Científica é uma realização do Instituto Brasileiro de Iniciação Científica. É considerada uma das mais amplas mostras do País, abrangendo trabalhos de todas as etapas de ensino.
Antes da pandemia, ela costumava acontecer em Jaguará do Sul, em Santa Catarina. Entretanto, após duas edições virtuais, foi transferida para a cidade vizinha de Pomerode em 2022. A Febic é realizada normalmente no mês de novembro e as inscrições ficam abertas no primeiro semestre do ano, entre março e maio.
Leia mais: Professores se inspiram na Disney para levar abordagem STEAM à sala de aula
Tem uma sugestão de pauta? Quer compartilhar sua experiência em sala de aula, inspirando outros professores? Então escreva pra gente! Você pode fazer isso usando a caixa de comentários abaixo. Ou através de nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.