Adiana Martinelli: o que esperar da Bett Brasil 2023
LEONARDO PUJOL
14/04/2023
A Bett Brasil 2023 está chegando. A 28º edição da maior feira de tecnologia educacional da América Latina acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), entre os dias 9 e 12 de maio.
Como no ano passado, a Rhyzos estará entre as marcas expositoras – tanto com a Academia Rhyzos, plataforma de desenvolvimento de professores e gestores, quanto com o nosso sistema de ensino bilíngue para escolas, o Twice. Nosso estande é fica no Hall D, J100.
As atrações da Rhyzos e do Twice para a Bett Brasil 2023 serão divulgadas em breve. Uma das novidades é o circuito de palestras em nosso estande. As palestras são gratuitas – a área de exposição de produtos, serviços e soluções é aberta ao público. Ou seja, os visitantes não pagam. A inscrição pode ser feita pelo site da Bett Brasil. Apenas o Congresso Bett Brasil é pago.
Para dar o pontapé à cobertura especial do evento, o Portal Rhyzos publica a seguir uma entrevista exclusiva com a diretora de conteúdo da Bett Brasil, Adriana Martinelli.
Durante e depois do evento, publicaremos mais artigos e conteúdos ricos com os destaques da Bett Brasil 2023, cujo tema central é “Educação e Trabalho para Novos Futuros”. Currículo bilíngue, tecnologia, desenvolvimento de educadores, aprendizagem maker e diversidade são assuntos que não ficarão de fora do nosso radar.
A entrevista foi editada para efeitos de clareza e compreensão.
***
Rhyzos Educação – No ano passado, a Bett Brasil explorou o tema da “educação do futuro”. Em 2023, o “futuro” segue em pauta – não só com a educação, como também com o mundo do trabalho. O que está por trás do tema deste ano?
Adriana Martinelli – A discussão sobre inovação e qualidade da educação sempre envolve a consideração dos cenários futuros. Este ano, a inclusão do termo “trabalho” nos desafia a pensar a educação em relação ao mundo real e ao contexto contemporâneo no qual vivemos. Desde a educação básica, com a proposta das competências gerais da BNCC, até a educação superior e profissional, é importante aproximar cada vez mais os estudantes do mundo do trabalho e das demandas que estão inseridas nele. Temos o desafio de refletir sobre nossas ações de hoje e agir para que esses cenários futuros se concretizem.
Foi essa preocupação que motivou a realização da Ahead by Bett, voltada à educação superior e profissional?
A Ahead by Bett é uma iniciativa do evento em Londres desde 2022. Este é o primeiro ano que ocorre na Bett Brasil. Embora o público desse segmento sempre estivesse na Bett, agora a proposta é dar mais destaque à educação superior e profissional, oferecendo um espaço específico para fornecedores e empresas se apresentarem, além de um auditório dedicado a temas e debates relacionados ao setor. Para um debate construtivo sobre a construção de cenários futuros, é importante que todos os segmentos participem, incluindo a educação superior e profissional.
Baixe gratuitamente: O professor 5.0: dicas para os docentes do século 21 que buscam entregar o melhor aos seus alunos
A organização informou que está aprimorando a maneira como a comunidade se conecta com o evento e colabora. Pode falar um pouco mais sobre isso?
A Bett é um espaço para o diálogo e conexões. Para facilitar a interação e a comunicação, teremos uma novidade este ano: o App da Bett Brasil. Com este aplicativo, a comunidade Bett poderá se manter conectada não só nos quatro dias do evento, como também ao longo do ano, acompanhando outros eventos e iniciativas da Bett pelo País. Nos auditórios, durante os quatro dias do evento, os participantes poderão enviar comentários, perguntas e responder a enquetes dos painelistas. Essa iniciativa é uma forma de trazer a conversa das sessões de debate para toda a plateia.
Inovações como ensino maker e outras tecnologias são bastante encantadoras. Mas como democratizá-las, de modo a fazer, inclusive, com que as escolas públicas tenham acesso a essas ferramentas e metodologias?
As inovações na educação muitas vezes são associadas ao uso de tecnologias avançadas, mas os processos inovadores estão mais relacionados à intencionalidade do educador do que aos dispositivos que ele utiliza. Existem muitas iniciativas de metodologias ativas e experimentais, como o movimento maker ou robótica, que podem ser implementadas com materiais reciclados. A educadora que chegou ao Top 10 do Global Teachers Prize, Débora Garofalo, é um exemplo inspirador de alguém que desenvolveu um projeto inovador baseado nessa abordagem.
Leia mais: 7 perguntas para a professora Débora Garofalo
Na sua opinião, qual é o grande desafio da educação brasileira em 2023? E quais são os caminhos para superá-los?
A educação brasileira enfrenta muitos desafios em 2023, que permanecerão nos próximos anos também. No entanto, como em qualquer problema complexo, a solução deve ser estruturada e articulada com todos os setores envolvidos.
Na minha opinião, é fundamental investir cada vez mais na formação de educadores, desde a revisão do currículo e das metodologias da formação inicial, até a repensar as formações continuadas para atender às demandas dos educadores (gestores e professores) como profissionais da educação. Essas formações devem ser espaços de desenvolvimento pessoal e profissional, com muita troca e compartilhamento de ideias. A Bett desempenha um papel importante nesse desafio, trazendo temas relevantes, espaços de conversa e reflexão, além de apresentar soluções e produtos inovadores para a educação.
***
Bett Brasil 2023
- Quando: de 09 a 12 de maio
- Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, bairro Santo Amaro, São Paulo (SP).
- Horário: das 9h às 19h.
- Site: Bett Brasil
- Programação completa: clique aqui
- Credenciamento: clique aqui
- Inscrições para o Congresso: clique aqui
Tem uma sugestão de pauta? Quer compartilhar sua experiência em sala de aula ou na diretoria da escola, inspirando outros professores e gestores? Então escreva pra gente! Você pode fazer isso usando a caixa de comentários abaixo. Ou através de nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.