Como aproveitar o Halloween na escola
ANA CAROLINA STOBBE
18/10/2022
O Halloween é uma celebração de origem celta, comemorada há mais de 3 mil anos. Para esse povo, a data marcava a passagem do ano. Considerada uma festa pagã, ela foi chamada dessa forma (uma contração do termo “All Hallows’ Eve”) por preceder o Dia de Todos os Santos.
Em países anglófonos, ou seja, aqueles em que o idioma oficial é a língua inglesa, como os Estados Unidos, é uma ocasião bastante explorada pelo comércio, com a decoração temática do Dia das Bruxas tomando conta das casas e as crianças batendo de porta em porta pedindo doces. Em países latinos, não existe essa tradição, mas o Halloween fascina os pequenos, por conta da decoração e das fantasias com temática de terror. Além do lúdico, é uma excelente maneira para incentivar o estudo do idioma inglês.
Leia mais: O avanço do ensino bilíngue no Brasil. E os benefícios para escolas e estudantes
Algumas dicas para curtir o Halloween na escola
- Aprendizado com entretenimento: existem diversas canções e filmes que têm como temática o Halloween. Aproveite para apresentá-los aos estudantes durante o período da festividade. Assim, eles podem entrar no “espírito” da festa enquanto exercitam o idioma. Alguns exemplos bem conhecidos são o videoclipe da música “Thriller”, de Michael Jackson, e os filmes Abracadabra e A Noiva Cadáver;
- Decorando a escola: para a imersão total na festividade e na cultura anglófona, a decoração é essencial. Que tal envolver os estudantes nesse processo? Assim, todo o ambiente fica tematizado com um pouco da personalidade de cada educando. Para isso, aposte em teias de aranha falsas, abóboras e morcegos, por exemplo!
- Atividades ao ar livre: aproveite a data para ultrapassar as fronteiras da sala de aula e leve os estudantes para um lugar diferente: parques municipais ou até mesmo o próprio pátio da escola! Uma das atividades que podem ser realizadas nesse caso é a caça à abóbora (como se fosse uma caça do tesouro, com dicas enigmáticas). Com sua imagem bastante associada ao Halloween, o fruto é muito consumido durante o outono do Hemisfério Norte.
- Frankenstein: o famoso personagem do clássico escrito por Mary Shelley é bastante lembrado no Dia das Bruxas. A atividade consiste em utilizar revistas e jornais antigos e tem como objetivo fazer uma colagem com partes diferentes, de forma a formar seu próprio “frankenstein”.
- Concurso de abóboras: uma das tradições da festividade é a decoração de abóboras. Não tendo esse fruto à mão, a ideia é utilizar uma laranja, na qual os estudantes poderão desenhar rostos assustadores com o auxílio de uma faca ou de canetinha permanente. Mas cuidado: essa atividade não é recomendada a crianças pequenas, pois há risco de se machucarem.
- Dia da fantasia: ideal tanto para os pequenos quanto para os mais velhos, o dia da fantasia é uma das melhores maneiras de fazê-los vivenciar o Halloween na escola. Além disso, esse é um dos motivos pelos quais a data mais é lembrada. A escola pode promover um desfile com premiação para incentivar os alunos a serem criativos, por exemplo!
Leia mais: “Precisamos de uma cultura de ensino-aprendizagem de idiomas no Brasil”
Tem uma sugestão de pauta? Quer compartilhar sua experiência em sala de aula, inspirando outros professores? Então escreva pra gente! Você pode fazer isso usando a caixa de comentários abaixo. Ou através de nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.