fbpx
Opinião

Em breve, ideia de que “qualquer pessoa pode ser professor” será coisa do passado

Compartilhe:

KARINA NONES TOMELIN
21/02/2022

Há algumas semanas, participei de um evento on-line que explorou os novos conceitos que envolvem a carreira de professor. Acabei refletindo bastante sobre o conteúdo do evento e gostaria de trazer parte dessa reflexão pra cá.

Acredito, cada vez mais, que a docência será reconhecida como uma profissão. Algo na linha do que oferece a Psicologia, o Direito, a Fisioterapia, a Medicina – áreas que possuem uma linguagem própria, técnico-científica, dominada somente pelos profissionais da área. Ou seja, falar sobre os processos de ensino e aprendizagem, em breve, será para quem de fato domina suas teorias e conceitos.

Em breve, os recursos e metodologias, bem como as tecnologias, serão próprias da área docente e de responsabilidade de quem atua nela. Para utilizá-las, os professores terão não somente domínio técnico e “instrumental” como também a capacidade de reconhecer e interpretar tais recursos para administrá-los a partir de uma intencionalidade pedagógica e com objetivos muito bem definidos.

Será um novo tempo. Nele, mais do que domínio técnico, conhecimento ou conteúdo sobre o objeto da aprendizagem em si, o professor dominará as práticas que envolvem o ensinar e o aprender. Tudo isto exigirá grande energia para promover o próprio autodesenvolvimento. Já estamos vivendo isto.

O novo paradigma também modificará os cursos de licenciaturas, que lançaram esforços no desenvolvimento de competências digitais, metodológicas, analíticas e socioemocionais – para que seus egressos estejam aptos a dominar a ciência do aprendizado e todos os recursos nela envolvidos.

Acredito que todo este esforço não será em vão. No futuro, creio que os profissionais da docência serão muito mais reconhecidos e requisitados. Muito se ouve por aí que “qualquer pessoa pode ser professor”. Isso será coisa do passado. Quem desejar esta carreira precisará desenvolver e se aprofundar na profissão compreendendo seu papel, seu objetivo, avaliando constantemente o seu fazer para conseguir resultados cada vez mais efetivos.  

Abaixo, listo outros conceitos que envolvem o novo papel do professor.

Engenheiro da Aprendizagem: O engenheiro constrói, a partir do seu olhar técnico, um arranjo de possibilidades para solucionar problemas de aprendizagem, potencializar os processos cognitivos e garantir melhores resultados. Ele desenhará modelos, projetos, recursos, tecnologias. Dominará e ajudará a desenvolver ferramentas cujo foco seja promover a melhora da aprendizagem.

Arquiteto do saber: O arquiteto busca a personalização. A partir dela, desenvolve uma intencionalidade no processo pedagógico. Ele constrói junto como os alunos, observando o perfil de cada um. Os recursos e metodologias de aprendizagem são customizados atribuindo sentido e eficiência de esforço e recursos.  

Designer de experiências: Este colocará a mão na massa e vai propor esse movimento com seus alunos. O designer favorecerá a criação, a experimentação por meio de vivências, da construção e produção da aprendizagem de maneira prática e visível.

Autônomo Autoral: O Autônomo é independente. Cria seus próprios objetos de aprendizagem. Conhecerá diferentes recursos para produzir sua linguagem midiática, seu portfólio de estratégias, seus materiais de aprendizagem.

__

SOBRE A AUTORA

Karina Nones Tomelin é psicóloga, pedagoga e autora do livro 100 ideias inspiradoras para sua aula (editora Livramento, 2021).

Compartilhe:

Comente

Ainda não possui comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Como o ensino bilíngue pode diferenciar uma escola da outra

Leia mais

Por que adotar práticas ESG nas escolas é crucial para uma geração futura consciente?

Leia mais

Práticas eficazes para gerenciar uma sala de aula bilíngue

Leia mais

Melhores práticas para capacitar professores em ensino bilíngue

Leia mais

Incorporando princípios esg no ensino bilíngue

Leia mais

Ebook

O Professor 5.0

Postagens Populares

1

O “S” de ESG – e o que isso significa para a educação

Leia mais
2

Como garantir a inclusão de alunos neuroatípicos na escola

Leia mais
3

Feiras de ciências: cinco eventos para ficar de olho em 2023

Leia mais
4

ChatGPT: 10 prompts poderosos para acelerar sua aprendizagem

Leia mais