9 livros infantis onde os professores fazem toda diferença
LEONARDO PUJOL
07/07/2022
Educação vem de berço. E a valorização dos professores pode vir também. Diversos livros infantis, de diferentes autores e editoras, colocam o professor ou a professora no centro das histórias – ou como parte fundamental delas. Nas obras, os educadores fazem toda diferença: influenciam, ensinam, ajudam as crianças a compreender o mundo.
Para compreender melhor esse universo, fizemos uma curadoria e elencamos os 9 livros da literatura infantil com histórias inspiradoras e divertidas – onde os professores fazem toda diferença. Confira a seguir.
O ponto – Por Peter H. Reynolds
No livro publicado pela editora WMF Martins Fontes conhecemos a história da jovem Vashti. Ela diz não saber desenhar. Sua professora, no entanto, discorda: ela acha que Vashti sabe, sim, desenhar – mostrando para a aluna que, onde há um ponto, há um caminho. E que todo o mundo tem uma marca para deixar em algum lugar.
Minha professora é um monstro! – Por Peter Brown
Na obra da editora Intrínseca conhecemos Beto. Ele tem a pior professora do mundo. Ela ruge, bate o pé e, se você fizer aviõezinhos de papel, ela vai deixá-lo sem recreio. Por sorte, Beto tem os fins de semana para brincar no parque. Até que um dia… ele encontra a professora lá! Ao passar algumas horas com ela, Beto vai aprender que as pessoas nem sempre são o que parecem.
As aventuras da Professora Maluquinha em quadrinhos – Por Ziraldo
Quando perguntamos para uma menina “o que você vai ser quando crescer?”, muitas respondem “médica”, “veterinária”, “astronauta”. Mas existe uma turminha para a qual a resposta é uma só e está na ponta da língua: “professora!”. Isto é o que dizem as garotas da escola onde trabalha a professora Catarina, a Cate. E não é para menos. Muito além de ensinar as disciplinas, Cate é uma amigona, que está presente em todos momentos. As histórias da professora Cate e da sua escola estão na obra publicada pela Globo Livros.
Leia mais: As aulas de Artes podem curar o trauma da pandemia?
Andreia baleia – Por Davide Cali, ilustrações de Sonja Bougaeva
Publicado no Brasil com o selo Livros da Raposa Vermelha, o livro conta a história de Andreia, que durante a aula de natação acaba sendo alvo das “brincadeiras” (diga-se, zombarias) de suas colegas. Só porque ela é gorducha. Mas um dia o professor lhe ensina um truque – e sua vida começa a mudar.
As aventuras de um cão chamado Petit – Por Heloisa Prieto, ilustrações de Maria Eugênia
O livro da editora FTD Educação trata, com delicadeza e afeto, de temas como autismo, dificuldade de socialização e bullying. No enredo, Alice tem dificuldades para se enturmar. Mas a união de forças, em casa e na escola – através de Simone, a professora de artes –, reforça a importância da inclusão e do apoio às crianças com necessidades especiais.
Aprendiz – Por Kobi Yamada, ilustrações de Elise Hurst
O fracasso pode ser frustrante e até desolador. Mas também tem muito a oferecer. É um passo imprescindível que ajuda a criar coragem e tentar de novo. Nesse livro publicado pela editora Vooinho, ensinamentos como esses são dados a um jovem por um velho mestre escultor, que afirma: “Se você não fizer nada, vai se sentir seguro, mas as coisas vão continuar iguais.”
A Vizinha Antipática Que Sabia Matemática – Por Eliana Martins, ilustrações de Suppa
No livro da editora Melhoramentos, o leitor conhece Theo, que não gostava nem um pouco de matemática. Das outras matérias que estudava na escola até gostava, mas de matemática não tinha jeito… ele sentia calafrios só de ouvir falar. Dona Malu Quete, a nova vizinha de Theo, descobriu esse pavor que ele tinha da matéria e, como boa professora de matemática que era, contou-lhe sobre o Manual do Sábio Matemático. A única maneira de Theo ter acesso ao manual, porém, seria passar pelos Testes Rachacucalógicos. Intrigado, Theo acaba aceitando o desafio e resolve encarar a matemática.
Leia mais: Como o professor, em cada turma e escola, pode nutrir o pensamento criativo
O método de Pepe Chevette – Por Laura Erber, ilustrações de Herbert Loureiro
Pepe Chevette é um cara bastante engenhoso. Ele tem algumas teorias curiosas – acha, por exemplo, que as pessoas são divididas entre duas espécies: a Calma e a Nervosa. Também é o único da turma que consegue enxergar o Saco Invisível de Impaciência dos adultos, assim pode se proteger de uns bons gritos. Mas tem uma coisa que o apavora terrivelmente: as aulas de redação da não muito simpática professora Opala Fuks. No livro da editora Biruta, veremos como Pepe Chevette recebe a ajuda de seu antigo professor, o senhor Monza, para criar um método que surpreende a todos.
Escola de Chuva – Por James Runford
O livro do selo Brinque-Book começa no primeiro dia de aula em Kelo, no Chade, na África. As crianças caminham pela estrada. “Vou ganhar um caderno?”, pergunta Tomás. “Vou ganhar um lápis? Vou aprender a ler como vocês?”. Mas quando ele e as outras crianças chegam à escola, não há sala de aula nem carteiras. Apenas uma professora. “A primeira lição é construir a nossa escola”, diz ela.
Tem uma sugestão de pauta? Quer compartilhar sua experiência em sala de aula, inspirando outros professores? Então escreva pra gente! Você pode fazer isso usando a caixa de comentários abaixo. Ou através de nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.