As 5 vantagens de transformar sua escola em uma instituição bilíngue
Um conteúdo Twice – Sistema de Ensino Bilíngue
21/08/2023
Quando falamos em benefícios proporcionados pela educação bilíngue, costuma-se apontar aspectos de desempenho dos estudantes – desde a proficiência no idioma à melhora de habilidades cognitivas e multiplicação de possibilidades para um futuro melhor.
Mas os alunos não são os únicos a ganhar com o ensino bilíngue. A escola também ganha – e muito!
Em um mercado tão pulverizado e competitivo, a aprendizagem bilíngue coloca a escola numa posição de destaque, justamente por oferecer um ensino mais abrangente e conectado às necessidades do século 21. Além disso, a escola entra em uma espiral de crescimento, atraindo novos alunos e assegurando a permanência dos que já estudam nela.
Para entender o que acontece quando uma escola se torna bilíngue, destacamos 5 vantagens citadas pela Associação Brasileira de Ensino Bilíngue (Abebi). Confira!
Leia também: Como capacitar um aluno para viver em qualquer lugar do mundo
Mais matrículas
A importância de dominar uma segunda língua no mercado de trabalho, especialmente o inglês, torna a educação bilíngue altamente atrativa para os pais e responsáveis pelas crianças. Afinal, eles não precisam mais colocar os filhos em um curso de inglês. Resultado? Segundo a Abebi, escolas que incorporaram o bilinguismo em seus currículos registram um crescimento médio de 10,6% nas matrículas.
Mais retenção
A permanência na escola está diretamente ligada ao nível de engajamento e satisfação dos alunos. No caso do ensino bilíngue, a oportunidade de aprender um idioma adicional de forma fluida e vivenciar outras culturas ajuda a tornar o aprendizado mais envolvente para os estudantes. O resultado é um aumento de 31% nas taxas de retenção.
Mais exposição da marca
Por oferecerem uma educação diferenciada, inovadora e comprometida com o mundo globalizado, escolas com estruturas bilíngues têm uma ótima reputação perante a comunidade. A satisfação dos pais e a percepção positiva dos alunos podem impulsionar marketing orgânico e espontâneo. De acordo com a Abebi, a exposição da marca aumenta em 28% – o que significa um aumento considerável nas chances de a escola conquistar um novo público.
Mais ROI
O conceito de ROI (sigla em inglês para “retorno sobre o investimento”) é bastante conhecido no mundo dos negócios. Aplicado ao contexto da gestão escolar, refere-se ao retorno gerado por um investimento feito pela escola. Investir em um programa bilíngue, de acordo com a Abebi, quase triplica o ROI da escola (fica na casa dos 170%). Na prática, isso significa mais dinheiro entrando no caixa da escola.
Mais competitividade
Apenas 3% das escolas brasileiras são bilíngues. Por conta disso, pode-se dizer que uma escola bilíngue faz parte de uma seleta lista de instituições de ensino. A boa notícia é que pertencer à “elite das escolas” é bastante acessível. Por meio de sistemas de ensino bilíngue como o Twice, as instituições de ensino têm acesso a uma estrutura prática de aprendizagem, que entrega resultados reais pelo melhor custo-benefício do mercado. Enquanto os alunos recebem uma educação que os prepara para a vida, e escolas se tornam verdadeiros espaços de transformação.
Leia mais: O avanço do ensino bilíngue no Brasil. E os benefícios para escolas e estudantes