O novo programa de recuperação de aprendizagem do MEC
REDAÇÃO RHYZOS EDUCAÇÃO
10/05/2022
Três semanas depois de assumir o Ministério da Educação (MEC), Victor Godoy Veiga participou do painel de abertura da Bett Brasil 2022, maior feira de tecnologia educacional da América Latina. O evento acontece entre 10 e 13 de maio em São Paulo.
Clique aqui para acompanhar a cobertura da Bett Brasil 2022
Durante sua apresentação, o ministro anunciou que ainda em maio será lançado um programa intitulado Política Nacional de Recuperação da Aprendizagem. “Nosso principal desafio é a recuperação da aprendizagem. Temos um déficit decorrente da pandemia, mas também das deficiências do próprio sistema educacional brasileiro”, disse.
Veiga acrescentou que a nova política terá três eixos:
- Recuperação das aprendizagens;
- Combate à evasão;
- Incentivo à inovação e tecnologia.
Segundo o ministro, o primeiro eixo inclui diagnóstico, reengajamento dos estudantes e recomposição das aprendizagens. O segundo tem o objetivo de “trazer de volta” os alunos que estão fora das escolas. “Nós já tivemos iniciativas concretas nesse sentido, o disque 100 [para denunciar crianças fora das escolas], para que o conselho tutelar e as redes de apoio dos estados e municípios possam buscar os estudantes”, disse ele na Bett Brasil 2022.
Outra novidade é a criação de um aplicativo que ajudará na prevenção e combate à evasão escolar. “Trabalhamos numa perspectiva preditiva, com um aplicativo em desenvolvimento, para indicar aos diretores das escolas os alunos que têm um risco maior de evasão escolar.”
O terceiro eixo da nova política, segundo o Godoy, é a inovação e a conectividade para dentro da educação brasileira.
Durante o evento, o ministro não mencionou detalhes de investimento e nem informações sobre como a Política Nacional de Recuperação da Aprendizagem será implementada.
Leia mais: O que esperar da Bett Brasil 2022?
Tem uma sugestão de pauta? Quer compartilhar sua experiência em sala de aula, inspirando outros professores? Então escreva pra gente! Você pode fazer isso usando a caixa de comentários abaixo. Ou através de nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.