No primeiro dia, Bett Brasil movimenta negócios e destaca equidade educacional
LEONARDO PUJOL
10/05/2022
Começou nesta terça-feira (10 de maio) a Bett Brasil 2022, maior feira de tecnologia educacional da América Latina. Após duas edições virtuais, o evento voltou ao formato presencial no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Na cerimônia de abertura, temas como recuperação da aprendizagem e inclusão estiveram em evidência.
“Muitas vezes falamos em igualdade na educação, mas precisamos é de equidade. O Norte e o Nordeste sempre foram regiões esquecidas do Brasil. Precisamos mudar esse cenário”, defendeu Hélvia Paranaguá, secretária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretária de Educação do Distrito Federal.
Clique aqui para acompanhar a cobertura da Bett Brasil 2022
O desenvolvimento da equidade na gestão educacional é um dos quatro eixos da Bett Brasil 2022, que aborda, também, o futuro da educação, a diversidade e o desenvolvimento de competências socioemocionais.
O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, participou da abertura do evento. Em mais de 20 anos, foi a primeira vez que um titular do MEC marcou presença na Bett Brasil. “A Bett Brasil é uma oportunidade única para conhecer as inovações e fazer parcerias de qualidade”, disse Godoy.
O ministro ressaltou o investimento que será realizado, de cerca de R$ 1,2 bilhão, no Programa Educa Mais Norte e Nordeste para fomentar a capacidade de acesso a políticas de educação na região. Ele também anunciou que ainda no mês de maio o MEC vai lançar um programa intitulado Política Nacional de Recuperação da Aprendizagem. “Nosso principal desafio é a recuperação da aprendizagem. Temos um déficit decorrente da pandemia, mas também das deficiências do próprio sistema educacional brasileiro”, disse. A nova política terá três pilares:
1) Recuperação das aprendizagens;
2) Combate à evasão escolar;
3) Incentivo à inovação e tecnologia.
Expectativa de 35 mil participantes
Ao longo do dia, o movimento foi intenso nos pavilhões da Transamérica Expo Center. A Bett Brasil inclui atividades como o Congresso Bett Brasil, o Fórum de Gestores – no qual se busca um diálogo entre ensino básico e superior – e oficinas de aprendizagem. Também há uma área voltada a startups e lançamentos de livros.
Na feira, cerca de 270 expositores apresentam novidades, soluções e serviços para os visitantes. Segundo a professora Debora Garofalo, que em 2019 foi finalista do Global Teacher Prize e hoje atua como coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o evento oferece uma imersão no que há de mais inovador no setor educacional.
“Além das palestras, a Bett Brasil é muito importante porque traz ao professor a oportunidade de experimentar vivências, tendências de inovação e conhecer mais a fundo os materiais pedagógicos – não só pelo catálogo, mas podendo pegar os produtos na mão, experimentá-los”, diz.
De acordo com a organização do evento, a expectativa é que 35 mil pessoas participem da Bett Brasil até a próxima sexta-feira. O Portal Rhyzos segue com uma cobertura especial aos leitores – tanto no site quanto nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn.
Leia mais: O que esperar da Bett Brasil 2022?
Tem uma sugestão de pauta? Quer compartilhar sua experiência em sala de aula, inspirando outros professores? Então escreva pra gente! Você pode fazer isso usando a caixa de comentários abaixo. Ou através de nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.