Sala de aula eficaz

A Copa do mundo vem aí: sua escola já está preparada?

Compartilhe:

PAULO CÉSAR TEIXEIRA
16/11/2022

A cada quatro anos o mundo interrompe o que está fazendo para assistir a Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do planeta. Na última edição, realizada na Rússia em 2018, mais de 3,5 bilhões de pessoas assistiram o torneio pela televisão – apenas o jogo final, entre França e Croácia, atraiu 1,12 bilhão de telespectadores. 

A escola não pode passar batido por um acontecimento dessa magnitude. Ainda mais no Brasil, que soma a maior quantidade de conquistas, com cinco campeonatos mundiais. Mas como aproveitar a Copa do Mundo na escola? Veja a seguir algumas dicas para fazer isso.

Assistir juntos 

Neste ano, o Brasil estreia dia 24 de novembro (quinta-feira), às 16h. A primeira questão a ser discutida é se a escola vai transmitir os jogos ou liberar os alunos para que assistam em casa. Se a opção for passar as partidas no ambiente escolar, é bom planejar com antecedência a transmissão da Copa do Mundo na Escola, escolhendo o local ideal – que pode ser o auditório, o pátio ou o ginásio de esportes (neste caso, que tal instalar um telão para todo mundo assistir junto?). Para incrementar ainda mais o evento, sugira que os alunos levem uma camiseta com as cores do Brasil para vestir durante o jogo!

Língua Portuguesa  

Para exercitar a Língua Portuguesa, uma sugestão é pedir aos alunos que escrevam uma redação com suas expectativas em relação aos jogos. Os mais sabidos podem arriscar palpites sobre qual país que sairá campeão. É possível também montar palavras-cruzadas com termos relacionados ao evento (nomes de países ou craques das seleções) para divertir a garotada. Que tal elaborar um jornal com notícias sobre a competição, os países participantes e os jogos? É possível até sugerir uma edição quinzenal do Jornal da Copa!

Leia mais: Confira 5 dicas de livros para ser um professor antenado

Geografia

Nas aulas de Geografia, o que não falta são oportunidades para aproveitar a Copa do Mundo e ampliar conhecimentos. Pode-se, por exemplo, usar o mapa-múndi para localizar os países que participam, além de identificar símbolos nacionais, população, clima, vegetação etc. Para os maiorzinhos, dá para aprofundar o estudo, falando de geopolítica – como é a relação entre as nações ali presentes, quais as principais alianças e os maiores conflitos, e por aí vai.

História

A Copa do Mundo é um prato cheio também para a disciplina de História. Não custa lembrar que, durante a Segunda Guerra Mundial, o evento sofreu uma interrupção – depois do Mundial de 1938, na França, a bola parou de rolar e só voltou a jogo em 1950, no Brasil. Há outros fatos históricos que podem ser explorados, como a célebre partida entre Argentina e Inglaterra, em 1986, no México, quatro anos depois da Guerra das Malvinas. Nesse jogo, Diego Maradona fez o famoso gol com a mão, também apelidado de “mão de Deus”, que deu a vitória aos hermanos, compensando a derrota no campo de batalha.

Grande oportunidade 

Mesmo as disciplinas exatas podem usufruir do calendário esportivo. A Copa é uma chance de ouro para aplicar conteúdos de estatística e probabilidade a fim de estabelecer os favoritos da competição. Sem contar que cada partida oferece uma infinidade de scouts (dados estatísticos) para analisar. 

Nas aulas de química, o professor pode investigar a composição dos uniformes, atualmente produzidos com tecidos “inteligentes”, que regulam o suor excessivo e aumentam o desempenho dos atletas. E, para coroar a programação inspirada na Copa do Mundo, nada melhor do que promover uma boa partida de futebol na aula de educação física. Quer motivação maior do que essa?

Leia mais: Como tornar a matemática divertida na escola


Tem uma sugestão de pauta? Quer compartilhar sua experiência em sala de aula, inspirando outros professores? Então escreva pra gente! Você pode fazer isso usando a caixa de comentários abaixo. Ou através de nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.   

Compartilhe:
,

Comente

Ainda não possui comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

Marketing educacional 360: como criar experiências integradas para captação e retenção de alunos?

Leia mais

Planejamento escolar 2025: estratégias para alinhar pedagogia e gestão com excelência

Leia mais

A Escola Mais agora é Rhyzos!

Leia mais

Escola como apoio para educação emocional

Leia mais

Educação financeira na escola, entenda como adotar na sala de aula

Leia mais

Ebook

O Professor 5.0

Postagens Populares

1

ChatGPT: 10 prompts poderosos para acelerar sua aprendizagem

Leia mais
2

O “S” de ESG – e o que isso significa para a educação

Leia mais
3

Como garantir a inclusão de alunos neuroatípicos na escola

Leia mais
4

Feiras de ciências: cinco eventos para ficar de olho em 2023

Leia mais