Para chegar lá, não existe apenas um caminho. Há múltiplas possibilidades. Só que nada disso será sustentável sem considerar um valor primordial: o acolhimento. Idealizada, fundada e liderada por Maria Cláudia Amaro, a Rhyzos acredita que humanizar a educação é um passo primordial rumo à transformação.
Educar é preparar pessoas para o futuro. Só que o futuro, antes um horizonte distante, agora virou o amanhã. Diante dessa aceleração, a escola mudou – e seguirá mudando. Assim, todo ensino baseado em práticas e verdades do passado deve ser revisto. É preciso questionar para transformar o que vem por aí.
À semelhança de uma raiz (rhyzos, em grego), o rizoma aplicado ao mundo da educação significa um fluxo que não obedece hierarquias ou eixo central. Não existe, tampouco, começo, meio, fim.
A aprendizagem rizomática pressupõe um percurso altamente flexível. Nele, o estudante constrói sua própria trilha de conhecimento, onde poderá nutrir-se de toda experiência possível. De maneira orgânica, natural e simbiótica ao currículo escolhido.
#somostodosrhyzos